Notícias

ADPEB comemora os 50 anos da primeira turma de delegados de polícia da Bahia

Publicado em: 16-12-2022

Longas histórias, muitas recordações e boas risadas. Esse foi o sentimento que predominou na manhã desta quinta-feira, dia 15 de dezembro, durante o almoço oferecido pelo Sindicato dos Delegados de Polícia – ADPEB/Sindicato, no restaurante Barbacoa, à primeira turma de delegados baianos, que ingressaram no serviço público através de concurso.

O ano era 1972 e uma turma formada por 30 jovens, incluindo pela primeira vez quatro mulheres, dava um importante passo para a construção e profissionalização da Polícia Civil da Bahia, com o intuito de dar continuidade ao cumprimento das leis.

Para a delegada Isolda Madalena, é uma honra poder participar desse encontro. “Sinto-me lisonjeada em poder dividir essa alegria com alguns dos meus colegas de profissão, foi muito agradável e interessante o encontro de colegas concursados comemorando 50 anos do primeiro concurso de delegados de polícia. A presença de outros colegas e amigos também marcaram um dia de muita alegria. Sentimos falta daqueles que não puderam comparecer e saudades dos que já se encontram em outra dimensão. Obrigada a ADPEB por nos proporcionar tão relevante acontecimento”.

Desta turma, dois delegados alcançaram o cargo de delegado-geral: João Barbosa Laranjeira de Carvalho (in memorian) e Américo Fáscio.

Também primeira mulher a ingressar na carreira jurídica, a delegada aposentada Tânia Maria Sodré buscou, através do concurso público, a estabilidade financeira e experiência na área do direito. “Pensei em ficar pouco tempo na polícia, mas o amor pela carreira, o bom ambiente de trabalho e, principalmente, meus colegas de trabalho me fizeram desistir”, lembra a delegada.

Neste ano de 2022, apenas um delegado ainda estava na ativa, porém em novembro, Walmir Maia Rocha Filho, primeiro colocado no concurso de 1972, se aposentou. “Minha trajetória teve início em 10 de março de 1968, na Escola de Polícia Nelson Pinto, hoje Acadepol. Comecei ali, dando aulas de Português aos alunos aspirantes à Guarda Civil. Sempre sonhei em ser delegado de polícia como meu pai. Sempre foi o meu sonho, infantil e juvenil, uma obsessão”, revelou Walmir.

Sempre atento as conversas, o presidente da ADPEB, Fabio Lordello, disse que conviver com profissionais experientes é sempre um privilégio. “Esse é um momento muito especial, estamos diante de pessoas que participaram da construção da nossa instituição durante décadas, que tiveram muito o que nos ensinar com dedicação e compromisso. Me sinto orgulhoso e aprendo muito com a experiência deles”, pontuou.

Na ocasião, o deputado federal Zé Neto, que estava no local do evento para compromisso pessoais, fez questão de ir até a mesa para parabenizar a turma pela trajetória na Polícia Civil da Bahia.

 

Fonte: Ascom/ADPEB